sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Gênesis




"É inaceitável a mercantilização imposta à cultura no País, na qual predomina uma política de eventos. É fundamental a existência de um processo continuado de trabalho e pesquisa artística. Nosso compromisso ético é com a função social da arte. A produção, circulação e fruição dos bens culturais é um direito constitucional, que não tem sido respeitado. Uma visão mercadológica transforma a obra de arte em "produto cultural". E cria uma série de ilusões que mascaram a produção cultural no Brasil de hoje. " (Manifesto Arte Contra a Bárbarie)

Eles eram sete.
Sete, número este quase cármico. Sete, como os sete pecados capitais, ou as sete notas musicais... Sete.
Juntaram-se e tornaram-se a Cia Engrenagem de Arte Revolucionária.
Mas, revolucionária por que?
REVOLUCIONÁRIO, segundo o dicionário: referente à revolução, aquele que provoca revoluções, grande renovador, inovador.
Assim, a idéia da companhia, formada em sua maioria por atores, mas contando também com músicos, dramaturgos, artistas plásticos, é a de TRANSFORMAÇÃO.
Transformar a arte, transformar pela arte e para a arte. Não apenas transformar, mas também promover a reflexão, o questionamento, a investigação artística de novas linguagens e formas de expressão. Fazer com que todos tenham acesso à cultura e as suas mais variadas expressões, e de forma que possam vê-la não apenas como entretenimento, mas principalmente como instrumento de reflexão e transformação. Assim, o objetivo é que todo aquele que presenciar qualquer manifestação artística da Cia Engrenagem de Arte Revolucionária, seja "contaminado" e movido pelo espírito também da transformação!
Primeiro bate-papo, primeira união do que viria a ser a Gênesis do movimento: dia 27/09/08., curiosamente num bar chamado Antigamente.
A partir deste, a primeira reunião e a gênesis de fato da Cia: dia 04/10/08. Várias discussões e reflexões sobre a arte e a sociedade, projetos e leituras de textos "A casa dos 30" e "Tudo Aquilo que eu esperava", do Rodrigo Abrahão e "Nós vivemos numa anarquia de elite", do André Faxas.
A Cia Engrenagem de Arte Revolucionária é formada por: Carlos Aleixo, Cristina Froment, Daniel Carrarini, Jonas de Sá, Matheus Toledo, Rodrigo Abrahão e Rodrigo Gondim.
Algumas influências: o dramaturgo Bertold Brecht, o cineasta Glauber Rocha, o autor Eduardo Galeano, o poeta Mayakovsky, a Cia Latão de Teatro, o Movimento Tropicalista, Helio Oiticica e Henri Matisse, artitas plásticos.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá meus queridos!!

Gostei muito da idéia dos Revolucionários!!!

Vi o link de vcs no Blog do cenario Underground!!

Por isso resolvi fazer uma visitar p conhecer melhor, já q fiquei curiosa!

Então, gostaria de convida-los p/ visitarem o blog NA VEIA.

NA VEIA é um programa de rock q rola toda sexta, sempre as 20hs, na Radio RPB Web.

Bjao!!

Renata Brant

NA VEIA - www.naveiaprograma.blogspot.com

Tiago Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Ferreira disse...

Aos meus mestres...

Caramba, genial isso. Revolucionar, transformar e não podia ser melhor, pela Arte,sorte é para quem não sabe, para vocês SUCESSO pode ter certeza que a peça fundamental dessa ENGRENAGEM, vocês já conseguiram...o valor e o amor da AMIZADE em prol da Arte!
Bjos, Abraços e muita merdaaaa!!

Anônimo disse...

Familia Engrenagem!
Uma vez vi e ouvi num "folhetim" de uma dessas redes de TV a seguite frase dita por uma artiz interpretando sua personagem: "Nada é por acaso, tudo esta escrito!"
E sinto a cada nova reunião que realmente as coisas tem seus momentos para acontecer e nem sempre estamos abertos para abraçar as oportunidades!
Digo isso pq em tão pouco tempo, pessoas "estranhas" umas para as outras, se tornaram peças de uma engrenagem que esta começando a trabalhar por um bem comum.
Fazer arte!
Arte essa que não restringe pensamentos nem opiniões, arte que não limita, arte que liberta e informa, faz crescer e ajuda a ver que para se fazer arte, basta ter coragem de arriscar!
Minha felicidade não cabe no peito, pois tenho 6 irmão novos e uma familia que vai mudar o mundo! Mesmo que esse mundo seja somente o meu!
BJão a todos e daqui pra frente...sempre juntos!

Adriano Plucky disse...

GO! GO! GO!

Matheus Toledo disse...

Linda mensagem do Carlos! Pois é nada acontece por acaso! Tudo tem um pq em nossa vida, tanto os problemas quanto as alegrias. Aprendemos muito com as dificuldades, pois nada na vida é por acaso.. E vamos juntos em busca de um ideal que é maravilhoso!!! E com certeza não é só o mundo do Carlos, mas o meu mundo tb está mudando, já mudou muito e tenho a certeza que vai mudar muito mais.

Fiquem todos com DEUS e com Nossa Mãezinha do céu.

Beijos...


Cia. Engrenagem
Cada um com um pensamento mas todos com o mesmo Objetivo!!!
Matheus Toledo