sábado, 2 de fevereiro de 2013

UM GENEROSO OLHAR PARA TRANSVERSAL DO TEMPO

Foto de Ricârdo Leão
Pessoal, temos muito a agradecer todo o carinho e comentários carinhosos, muitas vezes entusiasmados, que temos recebido sobre nossa Transversal Do Tempo. Seja pessoalmente depois da peça, seja por mensagens ou recados na nossa página, seja no compartilhamento de nossa filipeta virtual, com palavras emocionadas e altas recomendações. Muito obrigada mesmo!
Mas nesse último fim de semana, recebemos um email diferente! Tivemos no sábado a presença do Jefferson Farias, que é deficiente visual. Mas essa "deficiência" não o impede de ir a lugares onde deseja, ele não se limita, e ainda esse ano se formará em teatro na Univercidade.
Recebemos esse email emocionado dele, intitulado: UM OLHAR PARA A TRANSVERSAL DO TEMPO
Obrigada, querido, pelas palavras, pelo carinho, pela generosidade! Ficamos muito emocionados.

UM OLHAR PARA A TRANSVERSAL DO TEMPO

                                                       Por Jefferson Farias

Há uma percepção geral de que a nossa vida é feita de encontros e desencontros. Acho que pode ser. Estas aproximações e estes distanciamentos acontecem, ao meu ver, num grande palco terreno no qual distintas experiências entram em contato e influenciam-se mutuamente. Os seres humanos, assim, ao vivenciarem e compartilharem fagulhas de vida, buscam, e as vezes dão sorte de encontrar, um refúgio abrigo apoio nos quais se sentem um pouco mais seguros e confiantes para suportar a insuportável arte de existir.
Dito isso, acredito que o amor, a arte e a amizade, não necessariamente nesta ordem, constituem três pilares fundamentais passíveis de nos auxiliar na árdua tarefa de nascer, crescer, ser feliz, envelhecer, continuar sendo feliz e morrer. "Transversal do tempo
aborda estas questões e o faz de maneira teatralmente divertida e direta.
Três artistas falando de arte e três seres humanos falando de vida.
Transversal do tempo é uma meta linguagem em si mesma, tal qual exige o processo criativo do artista.
Deixando as filosofias de lado, falarei, agora, a respeito das minhas impressões pragmáticas, ou nem tanto, a respeito do trabalho exibido na peça. Não comentarei sobre cenários e figurinos por motivos óbvios, embora tenha ficado com a impressão de que o que vocês fizeram estava em congruência com o espaço disponível que vocês tinham.
O primeiro ponto interessante a ressaltar, na minha opinião, é o modo como os atores recepcionam o público. O palco italiano, como é visível até para quem é cego, tende a "distanciar" ator e espectador de modo a dividir e hierarquizar o espaço da cena. Ao receberem as pessoas no espaço onde tradicionalmente espera-se que só haja espectador, Os artistas colocam-se, ainda que momentaneamente, no mesmo nível que eles e isso abre caminho para um outro nível de relação. Acho isso bacana. Só não entendi os salgados e as jujubas, embora tenha achado a jujuba deliciosa.
Arte, Amor e Amizade, não sei se vocês perceberam, mas são três palavras que começam com a letra A. Sabem o que isso significa?? - Nada.
Mas achei interessante e criativo os três brindes iniciais. Molière acharia uma boa ideia.
Quanto ao texto, achei ótimo e penso que vocês o interpretam muito bem. Os clichês conscientes, tanto na atuação quanto na escrita, são extremamente precisos e inteligentes. Se teatro é vida e a vida muitas vezes não passa de um clichê, nada melhor que registros clichês para exprimir esta tensão. Lançar uma luz crítica do jeito que vocês fazem é magnífico, além de ser capaz de suscitar reflexões artísticas e relacionais.
Citações, citações, citações... Os idiotas que as curtem jamais entenderão que na verdade não "há mais coisas entre o seu e a terra do que sonha nossa vã filosofia". Mas sim, talvez: "Há mais coisas vãs em nossa filosofia do que sonha o céu e a terra".
Rodrigo, Dan e Cris vocês são ótimos e estão com um belo espetáculo nas mãos. Estendam, por favor, os meus comprimentos à direção e aos demais envolvidos no processo de criação. Não desejarei sucesso porque isso vocês já tem. Então, desejarei apenas que este sucesso cresça, cresça e cresça!!!!!
Ah, quer saber, vou desejar sucesso sim.
Sucesso!!!!!!
Apenas escrevi da forma que me bateu. O trabalho de vocês é lindo e, por favor, compartilhem com o maior número de pessoas possível!

Nenhum comentário: