sexta-feira, 17 de abril de 2009

JOGO CÊNICO


...os dois se abraçam...
"Sabe o que eu quero fazer?
Quero me batizar nesse mar aí.
Extravagar-me pelo avesso da corrente até o país dos sonhos.
O lugar além de todos os lugares..."


Além de dar continuidade ao estudo sobre Brecht e à pesquisa sobre as Ditaduras, iniciamos também nosso processo de criação textual.

O ponto de partida para o este processo foi o show Transversal do Tempo, da cantora Elis Regina, sobre o qual já falamos aqui e que faz parte da nossa pesquisa [ver em 15/12/08: http://ciaengrenagem.blogspot.com/2008/12/transversal-do-tempo.html]. Lançado em 1978, a temática do espetáculo permanece atual. As músicas falam de desencontros, injustiças, (des)amores, degradação ambiental, política, entre outras coisas. Elis Regina definia o show como jornalístico. E o propósito foi alcançado.
A partir de algumas músicas do show, selecionamos alguns textos oriundos da literatura mundial e do cinema nacional, nos quais vislumbramos os personagens que dariam corpo e voz àquelas canções. Fizemos o sorteio dos personagens e realizamos uma primeira leitura, ainda fria, apenas para conhecermos o texto.

Os autores selecionados foram Mia Couto e Maria Adelaide Amaral , representando a literatura – Estórias abensonhadas, Cada homem é uma raça, Luísa (Quase um história de amor). O cinema foi representado por Walter Salles, Daniela Thomas e Lucia Murat, através de diálogos dos filmes O primeiro dia e Que bom te ver viva.

As músicas que fizeram link com os textos foram Fascinação, Romaria, Sinal fechado, Caxangá, Meio termo, Cão sem dono, Deus lhe pague, Maravilha e Nada será como antes.

Na semana seguinte, a Engrenagem se reencontrou. Já com os personagens estudados, fizemos uma nova leitura, mais intencional. Ideias surgiram. Divergências também, o que é natural. Trabalho em equipe é isso mesmo. Ainda mais entre pessoas que se amam e respeitam acima de tudo.

O processo é contínuo e está a todo vapor!


Músicas x Personagens


1 - Fascinação - Jordão Qualquer (Conto "No rio além da curva" - Mia Couto)
http://www.youtube.com/watch?v=cjNFHV2mxAg
2 - Romaria - João (Conto "A Princesa Russa" - Mia Couto)
http://www.youtube.com/watch?v=IpPmjX-VjJ8
3 - Caxangá e Sinal fechado - Pedro 1 e Pedro 2 ("Que bom te ver viva" - Lucia Murat)
http://www.youtube.com/watch?v=bx0LAt_RG5E
4 - Meio termo - Raul, Pedro 1 e Pedro 2 ("Luisa – Quase uma história de amor)" - Maria Adelaide Amaral)
http://www.youtube.com/watch?v=lDRy8I2p2jY
5 - Cão sem dono - Maria e Chico ("O Primeiro Dia" - Walter Salles e Daniela Thomas)
http://www.youtube.com/watch?v=EsJzOePtqcs
6 - Deus lhe pague - João e Chico ("O Primeiro Dia" - Walter Salles e Daniela Thomas)
http://www.youtube.com/watch?v=pODeQioMGRU
7 - Maravilha e Nada Será como antes - João e Maria ("O Primeiro Dia" - Walter Salles e Daniela Thomas)
http://www.youtube.com/watch?v=LsRqraVYKbY
http://www.youtube.com/watch?v=n3IP87jw0Ks

2 comentários:

Ceci disse...

olá, pessoal! vim parar aqui, guiada pela Jac, amiga do coração. Que alegria ver que a semente brotou, os sábados de experimentos na Escola Celestino da Silva, tantas invenções! A vida renasce a cada instante, é o que nos faz manter a certeza das transformações. Gostaria de saber quem são os membros da Engrenagem. É salutar que se mostrem. Abraços muitos, uauuuu!

Cristina disse...

Oi, Ceci! Na primeira postagem do blog, intitulada "Gênesis" tem uma breve apresentação nossa [http://ciaengrenagem.blogspot.com/2008/10/gnesis.html]. E tem um link do lado direito que tem todas as nossas fotos, de todas as nossas reuniões, processos de ensaio e apresentações [http://picasaweb.google.com/cia.engrenagem]! Beijos e seja muito bem vinda!!!!