domingo, 29 de março de 2009

SARAU DO ENGRENAGEM

Nesse último final de semana, demos uma parada em nossos estudos e pesquisas sobre Bertold Brecht para fazermos nosso primeiro Sarau, um dia após a comemoração do Dia Mundial do Teatro.
Um sarau livre, onde cada um pôde mostrar um pouco do que faz, do que gosta, do que acredita.
Começamos com uma mini exposição de artes plasticas, com 10 réplicas expostas por todo o recinto de obras de Edigar Degas, Vincente Van Gogh, Henri Rousseau, Pablo Picasso, Gustav Klimt, Franz Marc, Juan Gris, Egon Schiele. As obras foram expostas cronologicamente e passamos por cada uma delas, analisando e conhecendo um pouco mais de cada artista e da obra em si. Depois, fizemos um pequeno exercício linkando às obras pequenos textos de autores como Chaplin, Tarkowski, Tenesse Williams, Gláuber Rocha, Goethe, Almodovar.
Em seguida, passamos por uma exposição de "fotos-flagrantes". Imagens do dia a dia feitas em diversos lugares. Imagens reais e nas quais continuamente esbarramos, mas muitas vezes sem percebê-las. A exposição pretendeu lançar um olhar incômodo sobre diversas situações e utilizou versos de Mayakovsky e Brecht para melhor ilustrá-las.
Foram diversos textos e poemas lidos, tanto dos própios membros da Engrenagem quanto de autores como Eduardo Galeano, Fernando Pessoa, Fernanda Young, Carlos Drummond de Andrade, Charles Chaplin, Zé da Luz.
Também não faltou música e violão, de Secos e Molhados, Renato Russo, Roberto e Erasmo a Xangai e Chico Buarque.
Finalizando, criamos na hora uma instalação plástica, utilizando recorte e colagem, chamada "A forma das coisas". Demos forma aos nossos nomes, bem como à palavras escolhidas naquela hora, que tivessem a ver com nossa proposta e com a Engrenagem em si (Poesia, Teatro, Revolução, Criação, Estrutura e Loucos).

Foi um experimento ótimo, inspirador e que, além de estar carregado de emoção em diversos momentos, também provocou reflexões, que é nosso combustível essencial.

Mas as imagens falam mais que as palavras, por isso fica o convite para a visita ao nosso álbum do Picasa, bem ali, do lado direito da página, onde elas poderão ser melhor visualizadas! É so clicar e entrar, a casa é sua!

Nenhum comentário: