quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

DE LUTA!

"É difícil reconhecer o rosto do inimigo, é difícil coligar os homens com interesses comuns; as lutas duram muito e os impulsos pouco." [Bertold Brecht]


A frase acima é do livro Introdução ao Teatro Dialético já citado na postagem anterior. Faz-nos refletir sobre a questão do ser revolucionário, da arte revolucionária, todos estes conceitos e seus contextos. Faz-nos pensar sobre compromisso x impulsividade. Compromisso com a luta e com a arte. Impulso de querer fazer parte dessa luta, mas não arregaçar as mangas e apenas "fazer parte" de algo, sem de fato "ser parte", de luta e de comprometimento com a causa. Lutar é imprescindível: a favor de uma arte de transformação, por um processo continuado de trabalho e pesquisa artística, da não mercantilização da arte que é imposta à cultura do país. Mas não podemos apenas nos deixar levar por meros impulsos e, com isso, deixarmos a luta de lado.

Finalmente na última reunião da Cia Engrenagem, colocamos em prática o que já havia sido proposto em reunião anterior e lemos alguns dos textos que farão parte do repertório da companhia. São textos dotados de humor, sem deixar a crítica social de lado. Os três primeiros textos escolhidos foram:

  • Quinze Minutos

  • Divino, Maravilhoso

  • Os Machões

Diante de uma proposta já feita à companhia por uma produtora de um lugar alternativo, discutimos também as possibilidades e a viabilidade deste projeto, bem como a forma como poderíamos apresentá-lo para este público, colocando em questão principalmente a forma de fazer da arte não mero entretenimento, mas um convite à reflexão e consequente transformação.

sábado, 14 de fevereiro de 2009



"... uma arte consequente não pode dispensar a reflexão sobre seus fundamentos teóricos." [Iná Camargo Costa, em Atuação Crítica]

Depois de diversas reuniões enclausurados em um micro apartamento, eis que nossa última reunião foi feita num lugar bem mais amplo! Não, ainda não é a sede definitiva da companhia, mas eis que surge um namoro para um possível lugar. Lá em tão-tão distante... porém, bem mais verdejante! (Confira as fotos no link do Picasa à direita).

Com a novidade do lugar e também devido à distância (e, claro, termos nos perdido no caminho), acabamos tendo um atraso no início da reunião. Com o tempo já reduzido, optamos por não lermos os textos propostos na última reunião, como exposto na última postagem.

Colocamos em pauta a questão da otimização do nosso tempo. Conciliar o horário de sete pessoas, envolvidas em atividades diversas, é sempre por demais complicado. Mas também é deveras complicado termos apenas uma reunião semanal, uma vez que temos já algumas frentes de trabalho e pesquisa e projetos a serem desenvolvidos.

Como resolver tais questões? Chegamos à conclusão que o ideal é nos dividirmos em pequenas frentes de produção, que poderão se encontrar em horários compatíveis entre si. Cada frente estará encarregada de algum trabalho pré determinado na reunião anterior, com a Engrenagem completa. Mantemos o encontro semanal de todos, onde cada grupo passará aos outros o que foi desenvolvido durante a semana.

O encontro no CCBB dias 04 e 05/02 com a Cia do Latão foi muito importante para a Engrenagem. Assistimos, na quarta-feira, o experimento videocênico Entre o céu e a Terra. Experimento este baseado no conto A Cartomante, de Machado de Assis. Nesse mesmo dia, houve o lançamento do material pedagógico do projeto Companhia do Latão 10 anos:
  • Companhia do Latão 7 peças
  • Introdução ao Teatro Dialético
  • Atuação Crítica
Os livros Introdução ao Teatro Dialético e Atuação Crítica foram distribuídos gratuitamente. Importante material para a Engrenagem!

O Atuação Crítica contém entrevistas da Vintém, revista que é uma produção de caráter crítico que acompanha o desenvolvimento da pesquisa cênica da companhia.

Já o Introdução ao Teatro Dialético contém experimentos da Companhia do Latão. Segundo Iná Camargo Costa, a investigação cênica e literária desenvolvida pela Companhia do Latão é determinada por uma reflexão dialética aliada a um trabalho baseado na produção coletiva da dramaturgia. Desde sua origem, em 1997, o grupo trata de aspectos essenciais da nossa sociabilidade e da nossa herança cultural, com destaque evidente para o teatro, abordando as formas de dominação e exploração do país e do trabalho.

Já na quinta-feira, dia 05/02, houve a demonstração de trabalho com projeção do vídeo Brecht na Companhia do Latão, seguido de debate com a companhia e seu diretor, Sérgio de Carvalho. Esse debate foi bastante informal, mas muito informativo e rico no tocante ao compartilhamento das experiências e desenvolvimento, tanto cênica quanto grupal, do Latão. Discussões sobre o trabalho, capitalismo, Marxismo, Brecht e sua influência na companhia e sua dialética, produção teatral, processos e pesquisas.

Fica a grande pergunta, feita por Sérgio de Carvalho: Como fazer um teatro crítico, sem ser didático nem enfadonho, como criticar a sociedade capitalista sem ser sentimentalóide?

Eles têm conseguido.

Confira: http://www.companhiadolatao.com.br/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

2009, o ano de MOVER A ENGRENAGEM!!!

"Desconfiai do mais trivial , na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural nada deve parecer
impossível de mudar." B.Brecht, in Nada é impossível de Mudar

Finalmente, passadas as festas de final/início do ano e férias, nos reunimos na última sexta-feira para a primeira reunião de 2009.

Conversas diversas e diversificadas, a celebração do reencontro e a certeza do desejo conjunto de seguirmos adiante, da continuidade da nossa pesquisa sobre as ditaduras, da nossa investigação artística e possíveis ações e formas para mover nossa Engrenagem.

Já na primeira reunião, foram apresentados diversos pequenos textos para possíveis montagens, todos de uma das peças da Engrenagem, Rodrigo Abrahão. Textos esses que serão lidos na próxima reunião, 07/02, a fim de selecionarmos e direcionarmos nossos trabalhos. Também idéias sobre projetos de ocupação cultural e direcionamentos à pesquisa quem vem sendo realizada, culminando em uma montagem-cênica-performática, inserindo nesta todas as artes: poesia, dramaturgia, teatro, música, dança, artes plásticas...

Enfim, como disse o poeta Bertold Brecht, no poema acima, "Nada é impossível de mudar"!!!!!

Em tempo: atividade imperdível para todas as peças da Engrenagem e para todos: